Internet das Coisas e Serviços
Internet das Coisas e Serviços
Motivação e Objectivos
A aproximação dos objectos físicos do mundo real aos sistemas de informação através da Internet das Coisas e Serviços (IoTS - Internet of Things and Services) potencia o aparecimento de aplicações inovadoras e de novos modelos de negócio. Neste contexto, são necessárias tecnologias que suportem grandes quantidades de objectos, informação e serviços, garantindo, em simultâneo, a sua segurança e controlo de acesso. Adicionalmente, é ainda necessário responder aos desafios apresentados por sistemas bastante heterogéneos e capacitar as aplicações, em particular os processos de negócio, de forma a usufruírem da informação disponibilizada pela IoTS.
A Comissão Europeia tem vindo a desenvolver várias iniciativas tendo em vista o desenvolvimento da IoTS. A nível nacional existem, quer a nível académico quer a nível das empresas, vários grupos a desenvolverem trabalhos de investigação nesta área. Pretende-se que esta sessão do INForum seja um ponto de encontro das pessoas que interessadas em apresentar trabalhos e trocar ideias na área da IoTS.
Tópicos
Convida-se a comunidade académica e profissional a submeter trabalhos originais relacionados com os seguintes tópicos (lista não exclusiva):
- Arquitectura e Ferramentas para IoTS
- Arquitectura baseada em eventos e orientada a serviços - Composição de serviços Web e respectivas interacções com dispositivos da IoTS
- Ferramentas de apoio ao desenvolvimento e testes de serviços Web no contexto da IoTS
- Semantica Web aplicada à IoTS
- tecnologias baseadas em semântica para descrição e representação de dispositivos e serviços
- Descoberta automática de serviços e dispositivos da IoTS
- Interoperabilidade de sistemas heterogéneos
- Middleware para IoTS
- Segurança e controlo de acesso da IoTS
- Sistemas Dependentes do Contexto da IoTS
- Redes de sensores para monitorização e vigilância remota
- Linguagens e sistemas process-aware para a definição e execução de processos de negócio flexíveis dependentes da IoTS
- Casos de Uso de IoTS
- Novos modelos de negócio que usufruem das oportunidades criadas pela ITS
- Aspectos legais derivados da utilização da IoTS
- Estudos de caso em áreas aplicacionais específicas, tais como saúde, logística, ambiente ou energia
- Estudos de caso em monitorização e aumento da eficiência de processos
Organização
- Francisco Martins, Universidade de Lisboa
- Dulce Domingos, Universidade de Lisboa
Comissão de Programa
- João Campos, Truewind
- Jorge Cardoso, Universidade de Coimbra
- Eduardo Dias, Universidade de S. Paulo
- Dulce Domingos, Universidade de Lisboa
- Niko Hossain, Fraunhofer Institute for Material Flow and Logistics
- Henrique João, Universidade Nova de Lisboa
- Luís Lopes, Universidade do Porto
- Ricardo Martinho, Instituto Politécnico de Leiria
- Francisco Martins, Universidade de Lisboa(chair)
- António Luís Osório, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
- Hervé Paulino, Universidade Nova de Lisboa
- António Rito-Silva, Instituto Superior Técnico