Navigation

apoios-header

 

Universidade de Évora

 

haslab

 

citi.jpg

 

lasige.jpg

 

Outsystems

 

Cortex

 

Centria

 

DigitalWorks

 

 

Desafios da indústria de informática em Portugal

Desafios da indústria de informática em Portugal

Motivação e Objectivos

A informática é, por excelência, uma área onde os avanços científicos e tecnológicos são constantes, sucedendo-se a um ritmo cada vez mais elevado. Estes avanços permitem, naturalmente, criar oportunidades para as empresas se diferenciarem nos serviços e produtos prestados. No entanto, para que isso aconteça, têm que estar na linha da frente da investigação, não só acompanhando os últimos desenvolvimentos feitos na área, mas tendo também um papel activo na definição das linhas de investigação a explorar.

Por outro lado, é cada vez mais realçada a importância de que o trabalho feito nos centros de investigação tenha retorno para a sociedade, o que só acontece quando os problemas atacados pelos investigadores são relevantes para essa mesma sociedade.

Infelizmente, salvo alguns poucos casos notáveis, em Portugal existe um fosso entre as necessidades da indústria de informática e a investigação que se realiza nos centros de investigação.

O objectivo desta sessão do INForum é promover a interacção entre esses dois mundos, muitas vezes separados. Mais concretamente, pretende-se com esta sessão dar oportunidade às empresas Portuguesas na área da informática de vir apresentar à comunidade de investigadores que participam no INForum quais são os desafios que gostariam de ver abordados pela investigação em Portugal.

Formato da sessão

Pretende-se que esta sessão seja composta por apresentações curtas por parte de empresas Portuguesas. Cada apresentação deve concentrar-se na identificação dos desafios científicos e/ou tecnológicos na área da informática, cuja resolução permitiriam à empresa melhorar o seu desempenho, os seus serviços, ou os seus produtos.

O objectivo destas apresentações é servir de catalizador para o estabelecimento de parcerias entre as empresas e os centros de investigação.

Submissões de propostas de apresentação

As empresas interessadas em participar nesta sessão devem submeter uma proposta de uma página, contendo o título da apresentação, nome dos autores (e empresa), e um resumo da apresentação. A selecção das propostas será realizada pelos coordenadores da comissão de programa de INForum.

As submissões devem ser feitas por email para o endereço industria.inforum2013 <at> inforum.di.uminho.pt até ao dia 5 de Julho de 2013.

  
Acções do Documento
« Outubro 2017 »
Outubro
Do
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031
 
Sections