Sessões
O INForum é organizado em tópicos propostos pela comunidade e selecionados pela organização. Os tópicos têm comissões de programa próprias, que se articulam com a organização do INForum para elaborar o programa das sessões de forma a tirar partido de uma única infraestrutura de suporte e garantir a coerência do evento.
A Informática é uma área de Investigação e Desenvolvimento consolidada em Portugal, suportada numa vasta rede de centros de investigação reconhecidos institucionalmente, assim como na oferta de cursos de licenciatura e pós-graduação por praticamente todas as instituições portuguesas de Ensino Superior. É igualmente uma área na qual várias empresas nacionais apresentam resultados de I&D de relevância internacional.
Reunindo a comunidade nacional, o INForum é um local privilegiado para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos e avanços tecnológicos em Informática. O INForum oferece assim um palco especializado para promover, por um lado, o intercâmbio de conhecimento e experiência entre a academia e a indústria e, por outro lado, a estreia de jovens investigadores que procuram a divulgação, a crítica construtiva e o encorajamento ao seu trabalho.
O 6º INForum será organizado pela Universidade do Porto conjuntamente com o Instituto Superior de Engenharia do Porto e decorrerá nos dias 4 e 5 de setembro de 2014.
À semelhança do que aconteceu nas suas edições anteriores, o INForum 2014 está organizado em várias sessões temáticas. Cada uma destas sessões tem a sua própria lista de tópicos de interesse e comissão de programa, que avaliará os artigos submetidos para essa sessão.
As sessões temáticas do INForum 2014 são as seguintes:
- Bioinformática
- Ciência e Engenharia de Software
- Computação e Conteúdos Culturais
- Computação Móvel e Ubíqua
- Computação Paralela, Distribuída e de Larga Escala
- Gestão de Dados e Conhecimento
- Segurança de Sistemas de Computadores e Comunicações
- Sistemas Embebidos e de Tempo-Real
Cada uma destas sessões procura submissões de artigos descrevendo trabalho científico inovador ou avanços tecnológicos na sua área de interesse, vindos quer da academia quer da indústria.
Continuando a bem sucedida iniciativa do ano anterior, haverá a sessão adicional "Desafios da indústria de informática em Portugal" com o objetivo de fomentar a colaboração entre os centros de investigação e a indústria Portuguesa. Esta sessão pretende atrair especialmente a participação de empresas portuguesas na área da informática.