Universidade do Minho
ShortBio:

Maribel Yasmina Campos Alves Santos, Professora Catedrática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Obteve o Título de Agregado em Technologias e Sistemas de Informação em 2012 pela Universidade do Minho, Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação em 2001 pela Universidade do Minho, Mestrado em Mestrado em Informática em 1996 pela Universidade do Minho, e Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática em 1991 pela Universidade do Minho. É Vice-Presidente da Escola de Engenharia e Presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (desde Outubro de 2019). Foi Secretária do Conselho Científico da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (Feb. 2016 a Set. 2019) e Diretora-Adjunta do Departamentos e Sistemas de Informação da Universidade do Minho (Maio de 2010 a Julho de 2014). É a coordenadora do grupo de investigação SEMAG, Software-based Information Systems Engineering and Management Group, no Centro de Investigação ALGORITMI. Publicou mais de uma centena e meia de artigos em conferências internacionais, capítulos de livros e artigos em revistas especializadas. Recebeu 6 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em mais de três dezenas projetos. É co-invetora de duas patentes./p>


Data Architectures and Models: Where are we heading?


Big Data Analytics demands for efficient techniques and technologies for processing vast amounts of heterogeneous data arriving at high velocity. While many advances have been verified in the technological field, less contributions are found in the conceptual domain, namely in methodologies for the design and implementation of such systems. Data Architectures require the definition of the Logical Layer of the supporting data systems, which can be based - for instance - on a Big Data Warehouse, a Data Lake, a Data Lakehouse, a Data Mesh, or a combination of these systems. This talk will overview the evolution and characteristics of these Data Architectures, also pointing the challenges that need to be addressed in their implementation.

Luís Rodrigues
ShortBio:

Luís Rodrigues possui uma licenciatura (1986), um mestrado (1991) e um doutoramento (1996) em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico. Obteve o título de Agregado em Informática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 2003. Actualmente é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e membro do Grupo de Sistemas Distribuídos do INESC-ID em Lisboa. Nos seus interesses incluem-se a tolerância a faltas distribuída e a gestão da replicação de dados. Nesta áreas  orientou 17 alunos de doutoramento e 60 alunos de mestrado e é co- autor de 2 livros de texto e de mais de 200 artigos em conferências internacionais.


Coerência Transacional Rápida para ambientes de Função-como-Serviço.
 

O paradigma de Função-como-Serviço permite correr aplicações na nuvem com baixo custo. Infelizmente, as garantias de coerência no acesso aos dados oferecidas pelo ambientes que suportam este paradigma são muito fracas. Assim,  funções diferentes de uma dada funcionalidade podem observar estados distintos de um mesmo objecto. isto pode geral anomalias que levam as aplicações a estados indesejados. Nesta palestra mostramos que é possível melhorar significativamente as garantias de coerência sem impor uma penalização no desempenho significativa. Descrevemos um sistema, que denominamos FaaSTCC, que suporta Coerência Causal Transaccional em ambientes de Função-como-Serviço. Fazemos também uma breve descrição do nosso trabalho em curso na área da coerência de dados em ambientes de Função-como-Serviço e ambientes de micro-serviços.