INSCRIÇÕES NO INFORUM 2022

Descrição

O INForum é organizado em sessões temáticas sobre tópicos propostos pela comunidade e selecionados pela organização. Os tópicos têm comissões de programa (CP) próprias, que se articulam com os Presidentes da Comissão de Programa nos processos de organização das sessões (apelo a submissões, revisão e seleção de artigos, publicação de atas, etc.) de forma a tirar partido de uma única infraestrutura de suporte e garantir a coerência do evento.

Nesta 13ª edição do INForum serão aceites dois tipos de submissões para as sessões temáticas: 
(1) artigos, apresentando resultados de trabalho de investigação científica realizado em contexto académico ou industrial, em língua portuguesa ou inglesa, os quais serão alvo de um processo de revisão seletivo pela CP do tópico respetivo; e (2) comunicações, que têm como objetivo permitirem a divulgação de uma forma mais expedita e informal de trabalho de I&D desenvolvido na comunidade, e cuja aceitação será decidida pelos responsáveis da CP do tópico respetivo com base na submissão de resumos estendidos.

Artigos e comunicações serão apresentados oralmente, tendo as comunicações um tempo de apresentação mais curto do que os artigos. Todas as submissões aceites terão, adicionalmente, direito a espaço de exposição para afixação de poster e/ou demonstração de ferramentas, condicionado a eventuais limitações de espaço. Os artigos deverão ser submetidos no formato Springer LNCS com um máximo de 12 páginas, enquanto que as comunicações devem seguir também o formato Springer LNCS e ter um tamanho recomendado de 4 páginas, podendo ir até um limite de 12 páginas.

Nas atas constarão apenas os artigos, sendo que os autores podem optar, após o artigo ser aceite, se desejam ver o artigo publicado integralmente (máx. de 12 páginas) ou apenas na forma de um resumo estendido com no mínimo 2 páginas.

A CP de cada tópico deve assegurar um processo de revisão de artigos acautelando conflitos de interesses e critérios de qualidade,* nomeadamente um mínimo de 3 revisões por artigo, uma taxa de aceitação indicativa (considerando a experiência de edições anteriores) entre 30% e 50%. No programa final, cada tópico poderá ocupar entre 1 a 4 slots de cerca de 90 minutos.
Tal como em edições anteriores, uma comissão independente atribuirá o prémio do melhor artigo e do melhor póster de estudante de entre os artigos e pósters nomeados pela CP de cada tópico (1 por tópico).

O processo de submissão de propostas para tópicos decorrerá em duas fases. As propostas iniciais deverão ser submetidas na plataforma EasyChair (https://easychair.org/cfp/INForum2022) e as propostas finais serão submetidas por email para inforum2022@gmail.com.

As propostas iniciais serão posteriormente divulgadas a todos os proponentes para que, com base na perceção global e se assim o desejarem, possam introduzir realinhamentos ou reajustes antes da submissão da sua proposta final. Pretende-se assim encorajar a convergência voluntária de diferentes propostas em tópicos mais abrangentes, que possibil sessões mais participadas. A proposta final deverá ser baseada na matriz que será disponibilizada pela organização do INForum.

Cada tópico deve ser suficientemente abrangente, de forma a atrair pelo menos 8 submissões, e deve ter uma única pessoa de contacto, responsável pela comunicação com a organização do INForum. A Comissão de Programa proposta deve incluir representantes das diversas instituições de ensino superior portuguesas e indústria com atividade nas áreas cobertas pela proposta, e ter dimensão ajustada ao número de submissões esperadas, de forma a garantir um número adequado de revisões por artigo (pelo menos três revisões). Cada CP pode indicar até 2 elementos como Presidentes da CP do tópico, assegurando um deles obrigatoriamente o contacto com os Presidentes da Comissão de Programa.

As propostas finais serão analisadas pelos Presidentes da CP, em cooperação com a Comissão Coordenadora, e selecionadas pela sua coerência, pela relevância do tópico, e ainda pelo potencial de atração de submissões.

 

 

Preços de Inscrição

Preços das inscrições no INForum2022:

  Datas Standard Estudante 1 dia
Early 01/07/2022 a 25/07/2022 120€ 80 € 80 €
Late 26/07/2022 a 31/08/2022  200 € 120 € 100€
In place 01/09/2022 a 09/09/2022   300 € 160 € -