Encontro de Negócios Digitais
O rápido crescimento e adopção da Internet e do comércio e negócio electrónico mudaram drasticamente o papel dos sistemas de informação no negócio e nas empresas. A transformação de negócios tradicionais através de plataformas de negócio electrónico tornou-se numa tendência global. Essas tecnologias e aplicações permitiram o aparecimento de novos modelos de negócio, criaram novos sectores de indústria e permitiram a redefinição dos processos inter e intra-organizações. No entanto, e apesar dos progressos substanciais ocorridos nos últimos anos, persiste a convicção da existência de inúmeras dificuldades por parte das organizações na sua implementação, a par de uma certa dose de desconfiança por parte dos clientes na sua adopção.
O propósito deste workshop, que se pretende multidisciplinar, é constituir um fórum aberto para investigadores e profissionais, de diferentes áreas, poderem partilhar resultados, explorar novas ideias e, colectivamente, apontar direcções futuras.
Convite à Apresentação de Artigos
A submissão de artigos está aberta às comunidades académica e empresarial. Para tal solicitamos a contribuição de trabalhos de investigação e desenvolvimento e de casos de estudo no domínio dos sistemas de informação.
Âmbito da Sessão
Nos últimos anos, vários esforços têm resultado em propostas com um elevado grau de maturidade que, de forma multidisciplinar, têm aberto novas perspectivas na forma como os negócios digitais e a tecnologia produzem impacto nas organizações. Os domínios de aplicação são variados, tais como sistemas de informação, desenho de aplicações Web 2.0, arquitecturas empresariais, automação de processos de negócio, entre muitos outros. Interessa não apenas realizar um ponto de situação relativamente a todos os vários aspectos, mas também reunir os representantes, académicos e profissionais, das várias disciplinas que intervêm nos mesmos.
A título exemplificativo e não exaustivo, listam-se os tópicos de interesse deste workshop:
- Áreas aplicacionais
- Gestão de Processos (internos e externos)
- Tecnologias de suporte
- Modelos na web 2.0
- Empresas virtuais e teletrabalho
- Bens e serviços digitais
- Ontologias e modelos
- Serviços
- e-Government
- e-Marketing
- Normas e legislação
- Estratégia e implementação de soluções
- Oportunidades e constrangimentos
- Aspectos económicos e sociais
- Confiança, segurança e privacidade
- Acessibilidade
Relevância no contexto nacional
Os tópicos relacionados com os Negócios Digitais têm sido explorados no contexto nacional por diferentes grupos de investigação das Universidades e Institutos Politécnicos Portugueses e de diferentes áreas do conhecimento (e.g., gestão, sistemas de informação, engenharia informática, marketing, sociologia) mas também concretizado por um número cada vez mais crescente de empresas e organizações nacionais, quer através de iniciativas privadas menos divulgadas quer por iniciativas da administração pública, mais divulgadas.
Datas importantes
· 5 14 de Junho: data limite para submissões
· 26 30 de Junho: notificação ao autores
· 10 de Julho: versão final dos artigos (coincidirá com o prazo limite para inscrições)
· 15 de Julho: definição final do Programa da Sessão
· 10 e/ou 11 de Setembro de 2009, FCUL, Lisboa, realização da sessão
Formato dos artigos
Os artigos (papers) devem ser preparados de acordo com o formato Springer LNCS, com um limite máximo de 12 páginas, podendo ser escrito em Português ou Inglês. Adicionalmente, são aceites artigos curtos de 4 páginas.
(consultar http://www.springer.com/computer/lncs?SGWID=0-164-2-72376-0 para mais detalhes sobre o formato Springer LNCS)
Comissões
Program Chairs
Prof. Doutor J. Dias Coelho, FE/UNL
Prof. Doutor Luís Amaral, UM
Comissão da Organização
Henrique S. Mamede, UAberta
Ramiro Gonçalves, UTAD
Vítor Santos, Microsoft
Comissão do Programa
Alberto Silva, IST
Ana Paula Rocha, FEUP
António Mesquita, Forum B2B
António Palma dos Reis, ISEG
Isabel Ramos, Universidade do Minho
Filomena Lopes, Universidade Portucalense
João Varajão, UTAD
Jorge Pereira, Infosistema
José Adriano Pires, IPB
Leonel Santos, Universidade do Minho
Luis Borges Gouveia, UFP
Luís Cabrita, Prológica
Luís Vidigal, APDSI
Manuela Cunha, IPCA
Paula Morais, Universidade Portucalense
Paulo Rita, ISCTE
Paulo Rupino, Universidade de Coimbra
Rui Quaresma, Universidade de Évora
Acções do Documento